olás. continuando a saga da ambientalização no modo texto, mais uma tarefa importante: lidar com imagens. sim, pode parecer paradoxal mexer com "imagens" no modo "texto", mas se podemos, por que não fazê-lo?

dois programas que estão presentes na maioria das distribuições de linux são o zgv (http://www.svgalib.org/rus/zgv) para visualizar imagens e o ImageMagick (http://www.wizards.dupont.com/cristy/ImageMagick.html) para manipulá-las. eles serão nossos convidado do mês.

o zgv utiliza a SVGAlib, biblioteca genérica para programas de modo texto que precisam de recursos gráficos, suportanto a grande maioria das placas de vídeo e monitores existentes. ele mostra em tela cheia arquivos dos tipos JPG, GIF (inclusive animado), PNG, BMP, entre outros.

entre num diretório que contenha algumas imagens e chame o zgv. será apresentado um "navegador" para você escolher qual imagem quer ver. para que o navegador gere miniaturas dessas imagens, aperte u. ah! em tempo, se apertar ? aparecerá uma tela de ajuda e o Esc é a tecla de saída.

para ver um arquivo apenas, ou uma seleção, chame o zgv passando os nomes destes arquivos como parâmetro:

    $ zgv imagem.jpg
    $ zgv *.jpg *.gif

note que na linha de comando, o asterisco significa "tudo", então com *.jpg você passa ao zgv todos os arquivos JPG do diretório atual.

chamado assim, o programa entra no modo de exibir "slides", alternando as imagens a cada 4 segundos. visualizando uma imagem, temos vários comandos aplicáveis (? para ajuda), destacando-se controle de brilho e contraste (<>,.) e zoom (z).

o zgv tem centenas de comandos e opções e uma leitura na sua página de manual on line pode consumir horas, então os comandos acima são o supra-sumo, os mais utilizados. outra dica é que pode-se criar um ~/.zgvrc com configurações diversas como por exemplo tagtimeout 30 para aumentar o tempo entre cada slide.

agora que sabemos como ver imagens, falta saber como manipulá-las. o pacote ImageMagick conta com vários programas, e apesar de sua página de manual dizer que ele é para X11, vários aplicativos de linha de comando o acompanham, como combine, identify, convert e montage, cada um com sua própria página de manual. a seguir, exemplos práticos de obtenção de informação, conversão de imagem e criação de um GIF animado:

    $ identify imagem.jpg
    $ convert -rotate 90 -antialias original.bmp convertida.jpg
    $ convert -delay 50 -loop 0 foto1.jpg foto2.jpg animacao.gif

basta chamar qualquer um dos programas citados com o --help e ver a quantidade grande de opções que eles suportam. tem de tudo, controle de cores, transparência, montagens, redimensionamento, alinhamento, animação, efeitos, compressão, gamma, entrelaçamento etc. e tudo isso disparado pela linha de comando sem precisar ir para a interface gráfica, abrir o programa, carregar a imagem, procurar os efeitos desejados em menus, dezenas de cliques no mouse, salvar a imagem, fecha, abre a próxima, e assim vai... atenção "webmasters", tratar fotos digitalizadas pode ser uma questão de segundos utilizando o convert!

manipulando-se imagens no modo texto se consegue aplicar tratamentos padronizados para várias imagens, automatizando-se a edição e poupando bastante o tempo do operador. e tudo isso sem nem precisar ver a imagem. experimente!


<--- Voltar para o índice