II Congresso Catarinense de Software Livre

8 e 9 de outubro de 2004, Joinville - SC

Nessa sexta e sábado dias 8 e 9 de Outubro teve um evento de Linux aqui perto de Curitiba, em Joinville. Eu ministrei duas palestras no Sábado, uma de Expressões Regulares e outra sobre Desenvolvimento de Software Livre.

Viagem tranqüila e rápida, palestras animadas, vários amigos presentes, esticada até São Chico... Esse foi um evento muito bacana.

Obrigado ao Douglas Conrad pelo convite, e a Dionara, André, Ana e o pessoal da organização pelo apoio.

Links para os materiais:

Fui e Cheguei

Como o evento foi aqui perto de Curitiba (+- 120 Km), fui com o meu Power Uno 1.0 Ie Turbo Intercooler Flex GLS XR3 Luxo. Para minha total alegria, o sábado amanheceu ensolarado, tornando a viagem um passeio tranqüilo pela serra, embalado por muito hardcore tosco de minhas fitinhas k7 (CD no carro? Coisa de preibói ;).

Em duas horas estava em Joinville, a cidade que só chove. Mas aquele dia estava sol forte, hooray!

Portal de entrada de Joinville

O evento foi num local chamado Centreventos. O amigo toti me garantiu: "Pode vir tranqüilo que você acha". E foi mesmo. Parabéns à Prefeitura de Joinville, tinha placas indicando onde era o tal Centreventos desde a entrada de cidade, não tive como errar.

Centreventos: bonito e grande, tudo novo e bem cuidado, legal

Expressões Regulares

A minha primeira palestra, a de Expressões Regulares, começou às 10 da manhã. Na sala cabiam umas 120 pessoas, no momento de pico deve ter chegado a uns 70 presentes.

Novamente, o meu problema mais temido: apenas uma hora para falar. É difícil resumir tudo para fazer encaixar em tão pouco tempo, mas acho que estou melhorando: foi.

O pessoal estava atento, e mais da metade disse já ter usado alguma vez as expressões, legal! Todos os metacaracteres foram vistos, e no final o clássico exemplo de trocar datas no formato americano (MM/DD/AAAA) pelo nosso (DD/MM/AAAA).

Todo o histórico da linha de comando está disponível, confira!

Lembro de ter visto alguns amigos na platéia: Helio (KDE), Bruder (Haxent), André Ruiz (token), Boto (Conectiva), Binhara (Sucesu) e MrPrompt (Floripa). Valeu a presença!

Ah! Galera que tirou foto durante a palestra, ou depois no bate-papo, me mandem pra eu ver!

Foooooooome

O almoço foi ali do lado, no supermercado BIG. Foi um encontro de titãs, uma caravana de palestrantes e personalidades indo comer no buffezão. Isso é muito legal nesses eventos, ter a oportunidade de estar rodeado de mentes poderosas e poder papear e aprender com eles.

Parte do pessoal, reunido na sala dos palestrantes:

Não sei, Sulamita, Cláudio, Helio, Roxo, Eu, Bolaños, Bruder, Fabianne, Marcelo, Julio, Paulino, Maddog

Ah, essa sala dos palestrantes era massa! Tinha cadeiras, link com Internet, água, refri, bolachas e frutas. Mordomia né?

Mico: Eu comi demais no almoço (pra variar), e como ainda restava cerca de uma hora para a minha próxima palestra, fiquei lezo, quase dormi. Para evitar o sono tive a "brilhante" idéia de ir andar de skate (que está sempre no carro) no estacionamento do evento (asfalto lisinho, uma beleza). O sono foi embora, mas com o sol forte na cabeça, acabei ficando cansado. O "banho de pia" ajudou, mas não resolveu, fui palestrar cansado. Nota mental 1: não esqueitar antes de palestrar.

Desenvolvedor de Software Livre

Nessa palestra, um dilema: eu tinha apenas uma hora para ministrar uma palestra que dura 4 horas :/ Eu achei que ia ser um completo desastre, mas no fim me surpreendi: consegui falar quase tudo o que queria.

Apesar de rapidinha e meio atropelada, foi uma palestra animada, eu gostei. Acredito que o pessoal tenha curtido também. Devia ter umas 50 cabeças em média.

Nota mental 2: Fazer uma versão "light" da palestra, com poucos slides e para caber em uma hora.

Opa, mais alguns amigos nessa palestra: Bruder (Haxent), MrPrompt (Floripa), André Ruiz (token), Adilson Oliveira e Fabianne (Blender).

Ah1! Sempre nessa palestra eu cito a histórinha do Bruder e seu jogo Xquatro, como um caso de "Codificar antes de Googlear", e agora que ele estava lá assistindo, não deu tempo de contar. Escapou dessa vez Bruder :D

Ah2! Valeu Adilson pela pilotagem do mouse nos slides, e desculpe pelos "Passa, passa... Não! Volta!" :D

s/Nerds/Praia/

Como a praia de Enseada (São Francisco do Sul) é ali do lado de Joinville, também levei a minha prancha de surfe, e logo depois da minha segunda palestra, toquei direto para lá.

No caminho, um pneu furou. Uma sujada rápida de mãos resolveu o problema. A pousada que fiquei era bem bacana, e por sorte os vizinhos eram surfistas e rolou hardcore em volume alto o tempo todo.

Pena que choveu domingo todo e não tinha onda. Na segunda abriu o solzão e fez um dia animal, embora sem ondas também. O jeito foi subir o morro e tirar fotos. Foi triste deixar a praia e voltar para Curitiba sem ter entrado na água, mas enfim...

Curitiba é pra lá, lá loooonge...

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.

comments powered by Disqus