Livro de shell comemora 5 anos!

Hoje, dia 4/4/2013, o livro Shell Script Profissional completou seu 5º aniversário! Para comemorar, amanhã sortearei dois exemplares autografados, participe!

Este livrão de quase 500 páginas me deu muito, mas MUITO trabalho para escrever:

https://aurelio.net/blog/2008/04/04/parto-prematuro/

Foram 360 horas de trabalho em quase dois anos. NeoOffice em tela cheia fritando os olhos, dores nas costas e ponta dos dedos, várias noites de trabalho que acabaram com o sol aparecendo no horizonte. Como é ruim ir dormir quando todos estão acordando, e pior: saber que ainda falta muito para o trabalho terminar.

Várias vezes pensei em desistir. O que era para ser um livro de “umas 200 páginas” estava crescendo, crescendo e eu ainda estava longe de onde queria chegar. Duvidei que um dia isso teria fim. Mas com o lema “é agora ou nunca” fixo na cabeça e uma namorada que caiu do céu me incentivando diariamente, continuei.

Para comemorar o lançamento, a editora preparou uma sessão de autógrafos em Porto Alegre, durante o Fórum Internacional de Software Livre (FISL) de 2008:

https://aurelio.net/blog/2008/04/22/a-mog-foi-no-fisl/

Quando eu percebi, contei mais de 10 pessoas impacientes na fila de autógrafo, mais uma confusão dentro do stand com muitas pessoas comprando o livro de Shell e também o de ER. Naquele burburinho todo olho preocupada para o Aurélio, e vejo a pessoa mais tranqüila e sorridente do mundo sem vontade nenhuma de apressar as coisas ou fazer uma sessão de autógrafos em escala industrial. [...]

Em algumas horas de participação no stand da livraria, em 2 dias, TODOS os livros do Aurélio trazidos pela livraria foram vendidos. Não sobrou nem umzinho pra contar história. O último livro era um que estava com a contra-capa rasgada num cantinho, mas nem esse escapou!

Mas valeu a pena todo o trabalho, pois os leitores gostaram do livro. As vendas foram muito melhores do que eu esperava: o livro foi campeão de vendas e logo se foram 1.000 exemplares, depois 2.000, depois 3.000

Hoje, cinco anos depois, o livro continua vendendo bem e, felizmente, continua com seu conteúdo atualizado. Eu tomei o cuidado de escrever somente sobre os conceitos já estabelecidos e tradicionais do Unix e Linux, evitando modismos passageiros e modernismos desnecessários.

Um dia, é claro, será inevitável que eu tenha que trabalhar numa segunda edição, para adicionar capítulos novos. Mas tenho medo só de pensar em mexer nesse livrão novamente, fiquei traumatizado :)

Mais uma vez, meu sincero MUITO OBRIGADO a todos que compraram o livro e apóiam o meu trabalho. Se continuo até hoje desempregado e feliz, é por causa de sua ajuda. ♥

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.