Corrida do Pato na 10ª Festa do Pato em Pirabeiraba-SC

Neste domingo de Dia das Mães fomos fazer um programa diferente: levamos a mãe da Mog para ver a divertida Corrida do Pato, a grande atração da Festa do Pato, que acontece todo ano na área rural de Pirabeiraba, aqui colado com Joinville.

Pirabeiraba oficialmente é um distrito de Joinville, mas na prática, é uma outra cidade. É mais calma, mais simples, mais “do interior”.

Cartaz da Festa do Pato 2011

As regras da corrida são simples:

  1. O pato não pode voar.
  2. O dono não pode encostar no pato.

Percebi que a segunda regra nem sempre é respeitada :)

Foram armados quatro corredores, que são as raias da pista de corrida. Para fazer o pato correr até o final, seu dono, já que não pode encostar nele, tenta assustá-lo. E como fazer isso? A maioria prefere bater palmas e isso parece funcionar bem.

Corrida do Pato

Foto: Carlos Júnior/Notícias do Dia

A corrida é engraçada por dois motivos: 1) é um pato correndo, 2) um pato é imprevisível. Às vezes o bicho empaca já na largada. Às vezes aquele pato que está lá em primeiro lugar simplesmente para no meio do caminho, ou faz meia-volta, deixando o dono com cara de bobo. E quando os patos chegam no final da pista, a área aumenta e eles saem em disparada para qualquer direção, proporcionando cenas impagáveis de uma perseguição homem VS pato.

Outra peculiaridade é o nome dos patos: Ronaldinho, Obama, Bin Laden, Tiririca, Schumacher e Ayrton Senna são alguns deles. Ao todo concorreram 16 patos em várias baterias até chegar à grande final. O pato campeão de 2011 foi o Emerson Fittipaldi. Aliás, ele é bicampeão, pois também venceu em 2010.

Ah, tem também um narrador, que se esgoela no microfone comentando sobre o desempenho dos patos durante as baterias. Ele é um show à parte. Disse que um rapaz deu Viagra para o seu pato no dia anterior, para tentar fazê-lo correr mais. Também disse que o prêmio para o pato campeão seria de R$ 4.000,00. Quaisquer das duas afirmações podem, talvez, ser verdadeiras :)

Curiosidade: A minha sogra tem dois patos, além de alguns gansos e galinhas. Quem sabe em 2012 a gente não vem pra competir também?

Mas independente do campeão, o objetivo de todos é claramente a diversão. O público, o locutor, os donos dos patos; todos estavam com o sorriso no rosto, fazendo realmente uma bela festa. Só os patos que não devem gostar muito ;)

Saiba mais:

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.