Configurar seu Mac para simular uma impressora (PDF-printer)

Faz anos que não tenho mais impressora em casa. É caro, ocupa espaço e só dá dor de cabeça. Nas raras vezes que preciso imprimir algo, vou numa Lan House e gasto centavinhos.

Acho que a chave dessa mudança para o tudo-digital é poder guardar facilmente aquilo que você antigamente imprimiria.

No Mac isso é trivial, pois sempre que você manda imprimir algo, aparece a opção Salvar como PDF. Então não importa se é um email, um site ou um documento que você está editando. É só mandar imprimir e com o clique de um botão você poderá arquivá-lo em um PDF. Depois, se precisar, você imprime o PDF numa impressora de verdade.

Mas e se você estiver em outra máquina na rede local (Windows, Linux) ou no celular e quiser imprimir, digo, salvar como PDF em seu Mac?

Uma solução bacana é configurar seu Mac para ele fingir ser uma impressora na rede, assim você pode mandar “imprimir” coisas nele. Na verdade, o que ele fará é salvar um PDF daquilo que você mandou imprimir. Para os outros computadores essa operação é transparente, eles enxergarão seu Mac como uma impressora de verdade e nunca saberão que foram enganados :)

A configuração é simples, basta instalar o programa cups-pdf.

  • Baixe o arquivo .ZIP.
  • Expanda-o e rode o instalador: CUPS-PDF.mpkg.

Terminada a instalação, adicione a nova impressora “virtual” ao seu Mac.

  • Abra as Preferências do Sistema.
  • Clique em Impressão e Fax.
  • Clique no botão + para adicionar uma impressora.
  • Na lista vai aparecer o item CUPS-PDF, clique nele.
  • Em Nome: você pode colocar algo descritivo, tipo: Salvar como PDF.
  • No menu escolha Impressora PostScript.
  • Aperte o botão Adicionar.

Pronto, a impressora PDF foi adicionada e já pode ser usada em seu Mac, o que não faz sentido, já que você já conseguia imprimir em PDF antes :)

Para que as outras máquinas e equipamentos da rede local também possam usar esta impressora, ative a opção Compartilhar esta impressora na rede.

Se aparecer uma advertência, clique no botão Preferências de Compartilhamento e ative o item Compart. de Impressora.

Pronto!

Ao mandar imprimir algo de outra máquina, agora vai aparecer a nova impressora chamada “Salvar como PDF“. Use-a normalmente, como se fosse uma impressora de verdade.

Mas tá, você mandou imprimir. E onde foi que ele salvou o PDF? Em qual pasta de seu Mac? Espero que você tenha feito essa pergunta, senão acho que você está meio perdido :)

Seu HD > Usuários > Compartilhado > CUPS-PDF

Usuários registrados ganharão pastinhas personalizadas, como a pasta aurelio, que guarda os testes que fiz usando a impressora pelo próprio Mac. Quando mandar uma impressão pela rede, o PDF será guardado dentro da pasta ANONYMOUS.

Nota: A pasta guest só aparece quando usar o AirPrint à partir de um iPhone/iPad, mas eu falo mais sobre isso em outro post ;)

Então é isso, economize algumas árvores imprimindo direto para PDF em seu Mac!

Nota aos nerds: Dê uma olhada no /etc/cups/cups-pdf.conf para achar algumas configurações bacanas, como por exemplo remover o prefixo job_ ou alterar as permissões padrão dos PDFs criados.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.