Quer brincar de AppleScript?

Se você tem um Mac joiado, já deve estar acostumado a usar iTunes, iPhoto, Mail, Agenda, iCal e tantos outros aplicativos que facilitam a tarefa de organizar e curtir a sua vida digital: fotos, músicas, vídeos, etc.

Os aplicativos são intuitivos, fáceis de usar. Bastam alguns cliques aqui, uma digitada ali, e pronto. Não há muito o que se preocupar, não é mesmo? Funciona.

Talvez o que você ainda não saiba, é que você pode juntar dois ou mais programas para fazer uma tarefa maior, como por exemplo pegar o endereço do site atual lá no Safari e enviar por email para todos os contatos de um grupo específico de sua Agenda. E você pode fazer isso com apenas um clique, de maneira automatizada.

Outra situação é programar tarefas repetitivas. Se todos os dias de manhã você abre quatro janelas do Finder e as alinha “na mão” para caberem na tela, saiba que isso também pode ser automatizado e ficar ao alcance de um clique.

Ou ainda, aquelas mp3 que você acabou de adicionar no iTunes, que estão com o nome da música e do artista trocados de lugar. Você tem que ir arrumando manualmente uma por uma. Isso também pode ser automatizado.

E que tal criar um arquivo de texto com todos os seus contatos da Agenda, um por linha, somente com as informações básicas de cada um: nome completo, email e telefone. Não vai ficar copiando e colando um por um, né?

Para estas e outras tantas tarefas que podem ser automatizadas no Mac, basta usar AppleScript.

Você coloca em um arquivo a lista de tarefas (comandos), e quando clica neste arquivo, o computador faz as tarefas. É o seu Personal Assistente Digital Tabajara, pronto para seguir suas ordens :)

Fiz um vídeo mostrando como fazer algumas tarefas básicas: fazer o computador falar, controlar o iTunes (tocar, parar, próxima) e pronunciar o nome da música que está tocando. Veja:

Massa, né? É facinho controlar os aplicativos! Tente repetir os comandos em seu Mac para sentir o gostinho de programar o computador, é divertido. Em vez de passar para a próxima música, você conseguiria ir para a anterior? Ou quem sabe pronunciar o nome do álbum? Tenta lá!

Resumo aos nerds: AppleScript é uma linguagem de programação com acesso direto aos aplicativos do sistema (inclusive aplicativos de terceiros), podendo manipulá-los e agregá-los. A sintaxe é limpa, uma linha de código parece uma frase em inglês. Há um dicionário de palavras permitidas (ações e objetos), mas também há variáveis, loops, condicionais, listas e tudo mais, para você poder fazer um programa poderoso. Fiz alguns programas na linguagem, veja o código-fonte que você vai sacar como é bacana e simples. Quem programa em Python, vai gostar disso.

Sobre a música: As músicas no vídeo são todas do Toy Dolls, minha banda preferida. Já fiz um texto aqui no blog sobre eles.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.