Exemplos interativos

Sabe quando você está lendo um livro técnico e de repente se perde na teoria? Nesse momento, parece que as frases estão emboladas, você relê o parágrafo e aquilo já não faz mais sentido. Cadê mesmo aquele tal fio da meada?

Mas você insiste, continua a leitura, mesmo não tendo mais aquela confiança de que está entendendo o assunto. Nesse momento tenso de dúvida e indefinição, quem é que chega para salvar o dia?

Eles, os exemplos!

Se “uma imagem vale mais do que mil palavras”, em um livro técnico, um exemplo pode valer mais do que mil parágrafos.

O exemplo é a sua conexão com o mundo real, a aplicação prática daquele conceito teórico obscuro que você acabou de ler e (tentar) entender. Em vez de dizer “você deve fazer isso e isso e depois isso”, o exemplo te diz “olha, é assim que se faz”.

  • Um livro técnico só de exemplos, porém, seria incompleto pois não te explica os porquês.
  • Por outro lado um livro técnico só com teoria e sem exemplos, bem… nem deveria ser publicado em primeiro lugar :)

Certo, então é necessário que o livro tenha ambos, a teoria e os exemplos, para que o leitor entenda os conceitos e saiba como aplicá-los na prática.

Por falar em prática… Ela é parte importantíssima do aprendizado. Somente com a prática são fixados na mente os conceitos recém-aprendidos. Então é preciso testar os exemplos, brincar com eles, fazer variações, tentar melhorá-los, ver o que dá certo e o que é errado.

É brincando que se aprende :)

Pensando em tudo isso, percebo que essa parte de “brincar” com os exemplos pode ser algo difícil para os leitores do livro de Expressões Regulares. Você está lá lendo o livro, chegou na página 41 e é mostrado o primeiro exemplo com a expressão “fala.“. E agora, como testar isso em seu computador?

  • egrep na linha comando?
  • usar o Vim?
  • abrir o OpenOffice?
  • usar algum testador online?
  • fazer um programa em sua linguagem favorita?

Fora a dúvida na escolha da ferramenta, ainda há o incômodo de ter que digitar todo aquele parágrafo que faz parte do exemplo, para conferir que se a expressão casou mesmo o que o livro diz que ela casou. E se você digitar algo errado no texto ou na expressão, o exemplo pode não funcionar e seu aprendizado ficará prejudicado.

Para resolver esses problemas e facilitar a vida do leitor, criei uma ferramenta nova lá no site do livro, chamada exemplos interativos.

Exemplos interativos do livro Expressões Regulares

É um testador online de expressões regulares, que testa suas expressões em tempo real, enquanto digita. Além disso, ainda traz cadastrados todos os exemplos do livro, com indicação de qual página ele se encontra. Assim, com um clique, você pode carregar qualquer exemplo do livro e brincar com ele: mudar o texto, mudar a expressão e ver o resultado instantaneamente.

Se você vai ler ou já está lendo o livro, experimente!

Carregue os exemplos aí no seu navegador e vá testando cada um à medida que você vai lendo o livro. Assim, você aprende, pratica e fixa os conhecimentos de uma só vez!

Depois me diz se foi bom pra você, tá? :)

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.