Documento novo: miniman

E não é que nasceu um filho novo?
Não é sempre que isso acontece! :)

Tudo começou com um email que recebi do Ricardo Monjardim, um comprador do Canivete Suíço do Shell em PDF, que dizia assim:

Aurélio, você sabe o quanto é chato pesquisar no MAN, as opções dos comandos Shell. Além disso, algumas não são inteligíveis imediatamente, outras nem depois. Por isso, te pergunto se, a exemplo do Canivete Suíço, você teria também um glossário de opções de complementação para cada comando, somente as mais usadas e mais estratégicas. Isso seria o paraíso para quem está, como eu, começando a fazer Shell Script.

Sim, o Ricardo tinha razão. Ler man page é um saco. Elas são feias, confusas, obscuras e muito formais. Às vezes mesmo lendo tudo você ainda fica com aquela cara de interrogação, sem saber que opção utilizar. Sei bem como é a sensação, pois eu experimento esta frustração desde 1997 :)

Sei também que para quem está começando a aprender Shell, é muito confuso o simples fato de haver dezenas de comandos, cada um com seu próprio conjunto de opções para se aprender.

O que ele estava pedindo era um resumão, focado somente nas principais opções dos principais comandos. Afinal, de que adianta ter uma longa lista completíssima se na prática você acaba somente utilizando uns 20% dela?

Além do Ricardo, pensei que muitos outros iniciantes em Shell poderiam aprender com este resumão, então resolvi investir um tempo nisso.

O resultado está aqui: miniman, a sua “mini man page” :)

Este filhote tende a crescer: ganhar mais comandos e opções. Se você tem alguma sugestão de melhoria, me mande!

— ∞ —

E o PDF?

Assim como no canivete, fiz também uma versão em PDF, que consegui espremer numa única página A4. Ficou bem bacana, com quatro colunas, bom pra imprimir e deixar na mesa ou dobrar tipo folheto (sanfona).

miniman em PDF

Por enquanto, a única maneira de conseguir este PDF é sendo um cliente VIP das Organizações Verde Inc. :) Continue lendo…

PDF para os ligadões no blog:

  • Essa promoção-relâmpago é somente para os leitores mais assíduos do blog: um PDF do miniman para cada um dos cinco primeiros leitores que comentarem EU QUERO! neste texto. Mas não esqueça de deixar também seu nome completo.
    —PROMOÇÃO ENCERRADA—

PDF para quem comprou livros:

  • Se você já comprou dois (ou mais) livros meus, ganha um PDF do miniman. Simples assim! Basta colocar seu email já na primeira tela do cadastro de leitores que as instruções virão na tela seguinte. Se você ainda não se cadastrou lá, agora é a hora! Viu como um dia esse cadastro ia ser útil? :)
    —PROMOÇÃO ENCERRADA—
  • Atualização: Se você comprou um livro e a antiga apostila de shell, também ganha o PDF! Me mande um email que a gente conversa.
    —PROMOÇÃO ENCERRADA—
  • Se você comprou só um livro, não fique triste, dia 1º de setembro começa uma promoção nova! Começou!
    —PROMOÇÃO ENCERRADA—

PDF para a galera:

  • À partir de 1º de setembro ele vai estar à venda por 5 pilas, igual o canivete. Daí eu coloco as informações lá no site, combinado?

Atualização em 13/05/2015:
Liberou geral: PDF do miniman agora é gratuito

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.