AdiumBook versão 1.4

Fechando a tríade de lançamentos da Semana Nerd, hoje é dia de versão nova do AdiumBook.

O AdiumBook é um programa para Mac, escrito em AppleScript, que cruza dados do Adium e da Agenda, organizando os contatos dos dois programas. Por exemplo, ele serve para te dizer quais contatos do seu MSN ainda não estão na sua agenda. Ou vice-versa.

Comparado com os recém-atualizados txt2tags (7 anos) e Funções ZZ (8 anos), o AdiumBook ainda é um bebê que completará três anos de existência no próximo mês.

Mas apesar de “novo”, esse programa já foi baixado mais de 50 mil vezes! Eu fico besta cada vez que olho para um número desses, é muita gente. E olha que o nicho desse programa é bem restrito.

Hoje no lançamento aconteceu algo engraçado. Eu coloquei a versão nova lá no Google Code e fui sossegado atualizar o site, preparar o Changelog, atualizar o arquivo PAD, essas coisas. Só depois de tudo pronto eu iria submeter o programa aos sites que monitoram versões novas.

Mas eles foram mais rápidos do que eu :)

Eu fui ver qualquer coisa lá na página de downloads do projeto, e me assustei quando vi o contador marcando 80 downloads! Mas como assim? Eu acabei de colocar esse bendito arquivo aqui e ainda não anunciei em lugar nenhum! De onde veio essa horda?

Tive um palpite. Será que… Fui no MacUpdate e lá estava o AdiumBook na página principal. Apressadinhos! Eles devem estar monitorando os uploads dos projetos no Google Code (que agora tem RSS, por sinal) e já publicaram a notícia.

Aí saí catando cavaco para conseguir colocar tudo no ar o mais rápido possível. Foi um estresse, mas foi divertido no fim das contas.

Aproveitando a deixa: o Google Code destrói o SourceForge. É rápido, simples e funciona. Tenho zero reclamações. Aos poucos vou migrando as coisas para ele.

Mas voltando ao AdiumBook, basicamente são só os gringos que usam esse programa, já que o Mac ainda não é tão difundido por aqui. Por falar nisso, você já usou o AdiumBook? Se sim, deixe seu recado aqui nos comentários! Eu gostaria muito de saber se o número de usuários brasileiros passa de cinco, contando comigo, claro :)

Entre outras novidades, nessa versão nova finalmente é possível aumentar o tamanho da janela. Que incrível, não? :)

Eu tinha feito tamanho fixo no início, pois isso facilitou meu aprendizado, daí foi ficando… Era muito confuso entender as molinhas do Interface Builder. Agora com o Xcode 3.0 ficou fácil, tem até animaçãozinha que mostra como o componente vai expandir se a janela aumentar.

Fico aqui pensando se há outros programadores brasileiros interessados em aprender AppleScript, Xcode e Interface Builder. Estou cogitando a idéia de escrever sobre isso. O que você acha?

Ah, essa versão nova do AdiumBook tem uma outra novidade bem útil e importante: ao clicar no pato, ele faz Quack! e levanta as asas ;)

Mas é isso. Com este lançamento chega ao fim a série de atualizações de códigos. Não sei que bicho me mordeu, mas deu vontade de tirar as teias de aranha dos programinhas. Agora só espero que esse bichinho não leve mais um ano para aparecer de novo…

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.