CaracterE cUringa

Estava aqui fazendo pesquisas para a segunda edição do livro Expressões Regulares (contei!) e em algumas páginas em português sobre o assunto, vi com bastante freqüência dois dos erros mais cRássicos que aparecem em textos técnicos.

Eu já vi estes erros repetidos em sites, mensagens de e-mail, revistas e programas. Fazendo jus ao meu nome, vou fazer minha parte dedicando um cantinho deste blog para o engrandecimento tecnoportuguesístico dos estimados leitores. Se puderem, por favor divulguem.

Não diga “coringa” quando o certo é curinga.

Não diga “caracter”, “carácter” ou “caráter” quando o certo é caractere.

Vejamos as definições do dicionário Larousse (desculpe-me xará, o teu era mais caro):

  • Coringa: s.m. 1. Rapaz que trabalha em barcaça. * s.f. Vela triangular que se iça na proa das canoas, ou quadrangular, na proa das barcaças. * s.2g. Pessoa muito magra e feia.
  • Curinga: s.m. Carta do baralho que pode substituir e assumir o valor de qualquer outra.

Quando você diz que o “asterisco é um coringa do shell”, isso quer dizer que ele é uma vela, um rapaz ou um magrelo? O correto é com U, emprestando a mesma definição das cartas do baralho.

  • Caracter: Não existe.
  • Carácter: Não existe.
  • Caráter: s.m. 1. Caractere 2. Marca distintiva, propriedade de algo, de alguém; condição 3. Conjunto de disposições afetivas segundo as quais um sujeito reage ao meio e que compõem a sua personalidade; gênio, índole, temperamento.
  • Caractere: s.m. 1. Sinal escrito, impresso ou gravado, que pertence a um sistema de escrita; caráter. 2. Inform. e Telecom. Símbolo (cifra, letra do alfabeto, número, sinal de pontuação, etc.) empregado para representar dados com a finalidade de processá-los ou de transmiti-los.

O plural é “caracteres”, isso ninguém discute. Porém no singular usar “caracter” ou “carácter” é simplesmente errado, estas palavras não existem.

Já “caráter” e “caractere” são sinônimos. Mas perceba como o primeiro tende mais à personalidade do sujeito e o segundo puxa mais para a informática.

Não tenha dúvida: CARACTERE CURINGA.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.