txt2tags completa 5 anos

No dia 26 de Julho de 2001 era lançada a versão 0.1 do txt2tags. Apesar de já trazer suporte a seis formatos (txt, html, sgml, pm6, mgp, moin), tinha poucos recursos e quase nenhuma documentação.

Desde então mais de 20 versões novas foram lançadas. Hoje ele conta com 10 formatos, toneladas de opções e recursos, bastante documentação, tradução para vários idiomas e muitos usuários e colaboradores espalhados pelo mundo. Posso afirmar que de todos os programas que fiz, este é o que chegou mais longe.

Para comemorar este aniversário, o programa ganhou de presente um site novo. Como eu queria fazer algo que parecesse “cool”, tentei seguir à risca a Cartilha do Webdesigner Antenado. Ops, faltou a foto de natureza :) Para comparar, veja a versão antiga (e feia).

Este foi o site mais completo que já fiz usando o próprio txt2tags. Por baixo dos panos tem algumas mágicas com filtros e suas expressões regulares, mas o esquema geral ficou simples, com configuração, menu e rodapé em arquivos separados. Depois alguns %!include nos arquivos .t2t terminam o serviço. Todos os códigos-fonte estão disponíveis, se quiser fazer um site parecido, copie!

Aproveitando o embalo, resolvi outra pendência e criei um Blog para o txt2tags aqui no WordPress. Isso vai facilitar minha vida na geração dos feeds e ainda ganho os comentários por notícia, aumentando a participação dos usuários no projeto. No blog tem mais informações sobre o aniversário e o site novo, faça uma visita e deixe seu comentário! Ah, mas o blog é gringo, em inglês, então leave your comment! :)

Mas hein? Versão nova? Isso fica para outro dia…

Atualização 27-Jul-2006: Chegou o outro dia, versão nova lançada :)

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.