Mais dois programinhas para o iTunes

Nos dias sem onda, fiz aquilo que todo homem de bem faz quando tem um tempo livre: organizei minha coleção de MP3 :) Aquela coisa básica de preencher o nome da música e do artista, categorizar, arrumar o nome do arquivo… Durante a brincadeira precisei de algumas ferramentas que o iTunes não tinha. Como eram muitos arquivos e fazer na mão iria demorar muito, o lado nerd da força falou mais alto e fui fazer os programinhas (plug-ins).

O primeiro foi o iTunes Search in Lyrics, que encontra músicas de sua coleção pesquisando por um texto nas letras. Quer saber quais músicas falam a palavra “amor”, ou talvez “guerra”? Esse é o cara. Ah, o campo Lyrics de cada música deve estar preenchido. Há um Widget legal chamado Harmonic, que baixa a letra e preenche o campo automaticamente, enquanto você escuta a música.

O outro é o iTunes SED, que te deixa fazer alterações automáticas nas informações da música (nome, artista, álbum, etc), usando comandos do SED. Útil para remover números e símbolos, adicionar um texto no início/final ou corrigir um nome errado em várias músicas. O próprio SED do sistema é usado, então você pode usar e abusar de todo o poder das expressões regulares, grupos, retrovisores e amigos. Indicado para meganerds.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.